Como um atelier de arquitetos pode ter um website eficaz que converte visitantes em clientes

É possível utilizar o website de um atelier de arquitectos lisboa para atrair novos clientes e projetos online?
Sim, claro! E com a evolução no marketing online que tem vindo a acontecer, esta vai ser sem dúvida uma das principais fontes de negócio para qualquer ramo de atividade!
Claro que a dúvida, por agora, é sempre a mesma: Mas será que os meus potenciais clientes fazem buscas no Google para encontrar os profissionais da minha área, para um projeto de construção?

As 3 fases de um potencial cliente

Para responder a esta pergunta, precisamos de analisar as 3 fases pelas quais um potencial cliente passa quando inicia o planeamento de um novo projeto.

Estas fases podem ser classificadas da seguinte forma:

1) A ideia do projeto
2) Precisa de aconselhamento específico
3) Sente-se pronto para contratar

O número de potenciais clientes na fase estágio da “A ideia do projeto surge” é muito maior do que os que estão na fase “Precisa de aconselhamento específico”. E claro, há mais potenciais clientes nesta mesma fase do que os prontos para contratar os serviços (fase 3).

Isto porque, à medida que estes potenciais clientes progridem através destas 3 fases, eventualmente vão encontrar uma solução para o seu problema (contratam um atelier de arquitetura) ou então decidem cancelar ou atrasar o projeto.

Então qual é o melhor conteúdo para incluir no seu website de arquitetura?

Aqui vai uma dica:

Faça o conteúdo do seu site espelhar as 3 etapas do cliente.

Como fazê-lo?

Aqui fica uma estratégia de conteúdo para um website eficaz (estas percentagens excluem a página de portfolio, que é um item separado):

80% do conteúdo tem como alvo a fase 1: “A ideia do projeto”
10% do conteúdo tem como alvo a fase 2: “Precisa de aconselhamento específico”
10% do conteúdo tem como alvo a fase 3: “Pronto para contratar”

Tudo o que é preciso fazer é ter certeza de que conteúdo do site tem como alvo todas as 3 etapas, nas proporções acima descritas.

Aqui estão alguns exemplos de conteúdos que tem como alvo essas várias etapas:

1) A ideia do projeto
Uma apresentação em slides com várias ideias de projetos
Um estudo de caso de um projeto
Infográficos

2) Precisa de aconselhamento específico
Uma oferta para uma análise de necessidades
Uma oferta para um estudo de viabilidade

3) Pronto para contratar
Detalhes do atelier e dos seus funcionários e/ou colaboradores
Depoimentos de clientes satisfeitos

Há uma série de possibilidades para criar conteúdo para o website!

Regra geral, a maioria dos sites de ateliers de arquitetura concentram-se na última categoria “pronto para contratar”.

Para terminar este artigo, aqui fica um exemplo de um título (e infografia) que teria como alvo a fase 1 “ideia do projeto”:

Será que alguém que esteja a considerar fazer uma transformação do seu escritório para um open-space, acharia esta infografia interessante?

open-plan-offices-infographic